Pintar as paredes

Reparos na rescisão

Ao término da locação, os inquilinos são responsáveis por entregar o imóvel nas mesmas condições da entrada, em condições de ser vistoriado, sem móveis ou objetos pessoais que impeçam ou atrapalhem sua execução.

 

Após a desocupação é feita a vistoria de saída e esse é um momento importante para que possamos registrar as condições aparentes de devolução do imóvel, e que permite a comparação entre a forma como o imóvel foi entregue na entrada e como ele está sendo devolvido na saída.

Na vistoria de saída feita, o vistoriador tem um prazo para ir até o imóvel e confirmar as condições em que ele está sendo entregue.

É papel do vistoriador neste momento verificar se as condições do imóvel estão de acordo com o que foi registrado na vistoria de entrada (salvo os desgastes naturais do uso), e testar o funcionamento dos itens durante o prazo disponível para análise.

Isso é importante para garantir que qualquer ajuste devido seja solicitado ao inquilino.

Após a análise comparativa entre a vistoria de entrada e a vistoria de saída, a necessidade de alguns reparos residuais poderá ser identificada e indicada aos inquilinos. 

Na avaliação dos reparos devidos e indevidos é considerado o tempo de locação, o histórico de reparos solicitados ao longo da mesma, a vida útil dos materiais e se havia o registro de danos na vistoria de entrada e outras avarias preexistentes. 

Havendo reparos necessários, será solicitado o retorno dos inquilinos ao imóvel para a realização dos ajustes finais.

 

Confira alguns pontos importantes no momento da rescisão:

 

Responsabilidade dos inquilinos

 

Alterações que dependem da autorização prévia do proprietário, mas que podem ser negociados como benfeitorias:
 

  • Instalação de redes de proteção em janelas e sacadas

  • Fechamento em vidro de varandas

  • Alteração na cor da pintura

  • Instalação de papel de parede 

  • Instalação/troca de chuveiro por modelo diferente do original 

  • Adição de chuveirinho ou ducha higiênica

  • Instalação ou troca de box 

  • Instalação e/ou acréscimo de torneiras novas, diferentes das originais

  • Instalação de filtro ou purificador de água

  • Troca de modelo de tomadas e interruptores 

  • Troca/acréscimo de luminárias 

  • Troca/acréscimo de janelas e portas ou maçanetas e fechaduras

  • Instalação de acessórios de banheiro/cozinha, quando não presentes no início da locação (metais como; porta toalhas, suportes, ganchos, etc.)

  • Instalação de suportes de TV, prateleiras e painéis que envolvam furos nas paredes

  • Instalação de chave tetra, trincos, olho mágico e fechaduras eletrônicas

  • Troca/instalação de cortinas e persianas

  • Troca/instalação de piso
     

 

Danos decorrentes da falta de manutenção ou uso indevido:
 

  • Interfone com mau funcionamento

  • Manchas e marcas moderadas e intensas de sujeira 

  • Infestação de insetos (quando não provenientes dos móveis e estruturas de madeira do imóvel - cupins)

  • Armários e gabinetes com danos nas dobradiças, pistões, puxadores, prateleiras (com manchas, estufadas, soltas, sem fixação, ausente) e portas (desalinhadas, soltas)

  • Móveis de madeira, MDF e fórmica com danos nas dobradiças, pistões, puxadores, ou com furos, riscos profundos, manchas e descascados

  • Ar condicionado e aquecedor com mau funcionamento, sem controle remoto, com marcas de sujeira, ou nos quais não foi realizada a manutenção preditiva. 

  • Maçanetas e fechaduras sem acabamento, soltas e mal fixadas, com dificuldade de abertura e fechamento (mau funcionamento da estrutura interna)

  • Portas e janelas soltas, não instaladas, com dificuldade de abertura, quebradas, estufadas, com vidros faltantes ou trincados

  • Luminárias soltas, desinstaladas, quebradas, com acabamento faltante, ou retiradas 

  • Tomadas e interruptores sem espelhos, com mau funcionamento, mal instalados,  manchas de tinta ou sujidade 

  • Torneiras, filtros, chuveiros e registros com vazamento, retirados, com vedação insuficiente/faltante, desinstalados, ou retirados do imóvel 

  • Sifão e ralo com vazamento ou entupidos

  • Pias e bancadas com fissuras, vazamento, vedação insuficiente, soltas ou caídas

  • Box com marcas de sujidade, rejunte desgastado, vedação ineficiente, desalinhado, com porta fora do trilho e peças danificadas

  • Vaso sanitário entupido, com assento retirado ou danificado, com vazamento, sem vedação, com bacia e caixa trincada/quebrada, com falhas no funcionamento da descarga/acionamento

  • Rodapés descolados, estufados, com lascas, pontos quebrados e riscos profundos

  • Pisos com marcas moderadas e profundas de sujidade, riscos profundos e generalizados, quebrados, tacos de madeira soltos e descolando

  • Falta de chaves
     

Responsabilidade dos proprietários:

 

Problemas provenientes da estrutura e instalações internas do imóvel
 

  • Problemas hidráulicos que necessitem quebra de paredes (consertos em tubulações e troca de registros gerais)

  • Infiltrações que afetem piso, paredes e demais estruturas do imóvel. 

  • Problemas na fiação elétrica e no quadro de forças

  • Vazamento de gás

  • Problemas em peças de ar condicionado e aquecedores que não são trocadas em manutenções preditivas (placas, sensores, válvulas, condensadoras, unidades de comando, etc.)

  • Janelas com folha solta ou entrada de água pela esquadria

  • Descupinização, quando iniciada em objetos de madeira do imóvel

  • Estufamento/descolamento de revestimentos de paredes e pisos

  • Problemas em telhados, calhas e troca de caixa d’água

Veja aqui o modelo de carta de rescisão, clique aqui.

Alguns procedimentos que podem agilizar a entrega, clique aqui.

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