Reparos na rescisão
Ao término da locação, os inquilinos são responsáveis por entregar o imóvel nas mesmas condições da entrada, em condições de ser vistoriado, sem móveis ou objetos pessoais que impeçam ou atrapalhem sua execução.
Após a desocupação é feita a vistoria de saída e esse é um momento importante para que possamos registrar as condições aparentes de devolução do imóvel, e que permite a comparação entre a forma como o imóvel foi entregue na entrada e como ele está sendo devolvido na saída.
Na vistoria de saída feita, o vistoriador tem um prazo para ir até o imóvel e confirmar as condições em que ele está sendo entregue.
É papel do vistoriador neste momento verificar se as condições do imóvel estão de acordo com o que foi registrado na vistoria de entrada (salvo os desgastes naturais do uso), e testar o funcionamento dos itens durante o prazo disponível para análise.
Isso é importante para garantir que qualquer ajuste devido seja solicitado ao inquilino.
Após a análise comparativa entre a vistoria de entrada e a vistoria de saída, a necessidade de alguns reparos residuais poderá ser identificada e indicada aos inquilinos.
Na avaliação dos reparos devidos e indevidos é considerado o tempo de locação, o histórico de reparos solicitados ao longo da mesma, a vida útil dos materiais e se havia o registro de danos na vistoria de entrada e outras avarias preexistentes.
Havendo reparos necessários, será solicitado o retorno dos inquilinos ao imóvel para a realização dos ajustes finais.
Confira alguns pontos importantes no momento da rescisão:
Responsabilidade dos inquilinos
Alterações que dependem da autorização prévia do proprietário, mas que podem ser negociados como benfeitorias:
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Instalação de redes de proteção em janelas e sacadas
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Fechamento em vidro de varandas
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Alteração na cor da pintura
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Instalação de papel de parede
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Instalação/troca de chuveiro por modelo diferente do original
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Adição de chuveirinho ou ducha higiênica
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Instalação ou troca de box
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Instalação e/ou acréscimo de torneiras novas, diferentes das originais
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Instalação de filtro ou purificador de água
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Troca de modelo de tomadas e interruptores
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Troca/acréscimo de luminárias
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Troca/acréscimo de janelas e portas ou maçanetas e fechaduras
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Instalação de acessórios de banheiro/cozinha, quando não presentes no início da locação (metais como; porta toalhas, suportes, ganchos, etc.)
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Instalação de suportes de TV, prateleiras e painéis que envolvam furos nas paredes
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Instalação de chave tetra, trincos, olho mágico e fechaduras eletrônicas
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Troca/instalação de cortinas e persianas
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Troca/instalação de piso
Danos decorrentes da falta de manutenção ou uso indevido:
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Interfone com mau funcionamento
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Manchas e marcas moderadas e intensas de sujeira
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Infestação de insetos (quando não provenientes dos móveis e estruturas de madeira do imóvel - cupins)
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Armários e gabinetes com danos nas dobradiças, pistões, puxadores, prateleiras (com manchas, estufadas, soltas, sem fixação, ausente) e portas (desalinhadas, soltas)
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Móveis de madeira, MDF e fórmica com danos nas dobradiças, pistões, puxadores, ou com furos, riscos profundos, manchas e descascados
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Ar condicionado e aquecedor com mau funcionamento, sem controle remoto, com marcas de sujeira, ou nos quais não foi realizada a manutenção preditiva.
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Maçanetas e fechaduras sem acabamento, soltas e mal fixadas, com dificuldade de abertura e fechamento (mau funcionamento da estrutura interna)
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Portas e janelas soltas, não instaladas, com dificuldade de abertura, quebradas, estufadas, com vidros faltantes ou trincados
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Luminárias soltas, desinstaladas, quebradas, com acabamento faltante, ou retiradas
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Tomadas e interruptores sem espelhos, com mau funcionamento, mal instalados, manchas de tinta ou sujidade
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Torneiras, filtros, chuveiros e registros com vazamento, retirados, com vedação insuficiente/faltante, desinstalados, ou retirados do imóvel
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Sifão e ralo com vazamento ou entupidos
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Pias e bancadas com fissuras, vazamento, vedação insuficiente, soltas ou caídas
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Box com marcas de sujidade, rejunte desgastado, vedação ineficiente, desalinhado, com porta fora do trilho e peças danificadas
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Vaso sanitário entupido, com assento retirado ou danificado, com vazamento, sem vedação, com bacia e caixa trincada/quebrada, com falhas no funcionamento da descarga/acionamento
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Rodapés descolados, estufados, com lascas, pontos quebrados e riscos profundos
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Pisos com marcas moderadas e profundas de sujidade, riscos profundos e generalizados, quebrados, tacos de madeira soltos e descolando
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Falta de chaves
Responsabilidade dos proprietários:
Problemas provenientes da estrutura e instalações internas do imóvel
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Problemas hidráulicos que necessitem quebra de paredes (consertos em tubulações e troca de registros gerais)
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Infiltrações que afetem piso, paredes e demais estruturas do imóvel.
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Problemas na fiação elétrica e no quadro de forças
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Vazamento de gás
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Problemas em peças de ar condicionado e aquecedores que não são trocadas em manutenções preditivas (placas, sensores, válvulas, condensadoras, unidades de comando, etc.)
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Janelas com folha solta ou entrada de água pela esquadria
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Descupinização, quando iniciada em objetos de madeira do imóvel
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Estufamento/descolamento de revestimentos de paredes e pisos
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Problemas em telhados, calhas e troca de caixa d’água
Veja aqui o modelo de carta de rescisão, clique aqui.
Alguns procedimentos que podem agilizar a entrega, clique aqui.