Reparos no Início da Locação (Primeiros 30 Dias)
Responsabilidade dos inquilinos:
Limpezas, manutenções preventivas e preditivas, instalação ou troca de itens que são facilmente substituídos e/ou podem ser retirados ao término do contrato:
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Troca de lâmpadas, instalação de soquetes e luminárias
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Troca de miolos de fechadura
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Troca de resistência ou desobstrução de chuveiros
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Instalação/substituição de assentos sanitários
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Dedetização em caráter preventivo
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Manutenções preditivas de ar condicionado e aquecedores (troca de pilhas, filtros, mangueiras, flexíveis, diafragmas, limpeza, regulagem, etc.)
Responsabilidade dos proprietários:
Entendemos que alguns problemas só são identificados com o uso diário do imóvel. Às vezes, um equipamento estava em funcionamento, mas já na iminência de falhar. Por isso, adotamos 30 dias como um prazo razoável para que vícios anteriores à locação se manifestem.
Vícios ocultos que dependem do fornecimento de água, gás e energia para serem notados, e reparos de componentes que já estavam desgastados, na iminência de apresentar problemas e que afetam a usabilidade do imóvel:
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Mau funcionamento de torneiras, sifões, registros, duchas higiênicas e descargas
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Vedação ineficiente de pias, cubas e vasos sanitários
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Ralos, vasos sanitários, pias e tanques entupidos
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Mau funcionamento e vedação ineficiente de box
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Manutenção do rejunte de pisos e azulejos
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Mau funcionamento de tomadas, interruptores e pontos de luz
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Manutenção de eletrodomésticos
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Mau funcionamento de portões externos
O que é importante checar no imóvel após receber a vistoria?
Problemas provenientes da estrutura e instalações internas que afetam a habitabilidade e/ou colocam em risco a integridade do imóvel e dos moradores:
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Infiltrações
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Problemas hidráulicos que necessitem quebra de paredes (consertos em tubulações e troca completa de registros gerais ou válvulas)
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Problemas na fiação elétrica e no quadro de forças
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Vazamentos de gás
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Problemas em peças de ar condicionado e aquecedores que não são trocadas em manutenções preditivas (placas, sensores, válvulas, condensadoras, unidades de comando, etc.)
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Janelas com folha solta ou entrada de água pela esquadria
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Descupinização, quando iniciada em objetos de madeira do imóvel
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Estufamento/descolamento de revestimentos de paredes e pisos
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Problemas em telhados, calhas e troca de caixa d’água
Quer saber como fazer uma boa manutenção do imóvel e reduzir as chances de ter problemas ao longo da locação?
Vícios não ocultos que podem ser negociados com os proprietários:
Desde que as situações pudessem ter sido notadas e discutidas após a visita ou tenham sido relatadas na vistoria de entrada, tratam-se de problemas estéticos ou funcionais que não comprometem a usabilidade do imóvel:
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Mau funcionamento de portas, maçanetas e janelas
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Instalação ou troca de espelhos de tomadas e interruptores
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Substituição de vidros trincados
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Fixação de rodapés
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Mau funcionamento de cortinas e persianas
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Manutenção de móveis com a funcionalidade comprometida
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Manutenção de cortinas de vidro
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Problemas em jardins e áreas externas
Benfeitorias que podem ser negociadas com os proprietários:
Melhorias que agregam valor, usabilidade ou segurança ao imóvel:
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Fechamento e vidro de varanda
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Troca de piso
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Instalação de redes de proteção
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Pintura
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Chaves de portas internas e instalação de chave tetra
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Instalação de móveis planejados sob medida
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Adequação do elétrico para maior suporte de equipamentos e adequação de normas vigentes
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Dedetização para combater foco existente
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Instalação aparelhos de ar condicionado
Nós desejamos que o inquilino se sinta em casa durante o período de locação, e sabemos que muitos tem a intenção de realizar algumas modificações no imóvel para viverem com mais conforto.
Porém é importante lembrar que qualquer benfeitoria, mesmo que necessária ou útil, deve ser autorizada pelos proprietários, e caso contrário os inquilinos devem restabelecer o estado original do imóvel ao término da locação.
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